O que é e para que serve o Exame Toxicológico?

O Exame Toxicológico detecta traços de substâncias tóxicas no indivíduo por um período de até 90 dias após seu consumo. Ele serve para melhorar a segurança no trânsito, já que inibe o uso de fármacos que comprometem a capacidade ao volante.

Quais substâncias o Exame Toxicológico detecta?

O Exame Toxicológico detecta o uso de maconha, cocaína, crack, heroína, anfetaminas, metanfetaminas, morfina e ecstasy, assim como suas variedades.

Quem deve fazer o Exame Toxicológico?

O Exame Toxicológico é obrigatório para motoristas das categorias C, D e E (ônibus e caminhões), assim como nos procedimentos admissionais e demissionais de determinadas funções que exigem CNH, e em concursos públicos.

Quando o Exame Toxicológico deve ser feito?

O Exame Toxicológico é exigido a cada 30 meses e sempre na habilitação e na renovação da CNH das categorias C, D e E (ônibus e caminhões), assim como na pré-admissão e no desligamento de motoristas profissionais em geral contratados pela CLT. Ele também pode ser solicitado para ingresso após concursos públicos.

O que diz a nova lei do Toxicológico?

Segundo a nova lei do Toxicológico, todo motorista das categorias C, D e E deve realizar o exame a cada 30 meses (2 anos e meio), ou a cada renovação da CNH. Atrasos geram multa de R$ 1.467,35 e suspensão da carteira por três meses.

Como funciona o Exame Toxicológico?

O Exame Toxicológico é feito a partir de uma amostra de cabelos ou pelos do corpo, e tem sensibilidade superior ao de sangue ou urina. São pesquisados traços das substâncias tóxicas acumuladas na queratina dos pelos.

Onde fazer o Exame Toxicológico?

O Exame Toxicológico é feito exclusivamente por laboratórios credenciados.

portrait-of-a-driver-standing-enar-his-van-and-smiling.jpg