O que é biópsia?
Biópsia é o exame realizado com a retirada cirúrgica de um fragmento de uma parte do corpo (biópsia incisional,por exemplo, amostra de pele) ou de um órgão inteiro (biópsia excisional, por exemplo, apêndice removido) para determinar, a partir da análise dos tecidos coletados, a natureza das doenças que os afetam.
Em que casos é indicada a realização de biópsia?
Qualquer parte do corpo retirada durante uma intervenção médica deve ser rotineiramente levada para análise. Além disso, biópsia é indicada sempre que existir suspeita de multiplicação anormal das células, sugestiva de neoplasia maligna ou benigna, mas também no caso de inflamações e infecções, por exemplo, pesquisa da bactéria Helicobacter pylori, causadora da gastrite, durante a realização de endoscopia.
Quais doenças podem ser identificadas com biópsia?
A biópsia pode ser utilizada para identificar a presença de câncer nos mais diversos órgãos, mas ela também serve para investigar inflamações nos músculos (lesões esportivas), inflamação no sistema digestivo (doença celíaca), infecções renais e estomacais (gastrite e nefrite) e diversos graus de lesões de pele.
Onde e como são realizadas as coletas para as biópsias?
Dependendo do órgão ou tipo de tecido investigado, as biópsias podem ser realizadas desde através de um simples procedimento de aspiração por agulha ou raspagem por espátula, eventualmente dispensando anestésicos, até intervenções cirúrgicas sob anestesia geral. Assim, conforme o caso, podem ser realizadas em consultório, laboratório, clínica ou hospital.
Como é analisada a amostra da biópsia?
Depois de coletada, a amostra de tecido ou o órgão passará por análise do patologista, que vai investigar tamanho, formato e quantidade das células em busca de possíveis anormalidades. A seguir, ele elabora o laudo que será enviado ao paciente e ao médico solicitante.