O que é Intolerância à Lactose?
Quando o organismo tem produção deficiente da enzima lactase, torna-se incapaz de digerir a lactose, um açúcar presente no leite. Essa disfunção provoca o quadro conhecido como Intolerância à Lactose.
Quando surge a Intolerância à Lactose?
Em algumas pessoas a Intolerância à Lactose é congênita, ou seja, já nascem sem a capacidade de produzir lactase, enzima responsável por tornar digerível o açúcar do leite conhecido como lactose. A maioria vai desenvolver essa deficiência no processo de envelhecimento, ou devido a doenças intestinais.
Quais os sintomas da Intolerância à Lactose?
Náusea, dores abdominais, gases, desconforto e diarreia. Esses são os sintomas mais comuns e após a ingestão de leite e derivados demoram de alguns minutos até algumas horas para surgir.
Quais os graus de intensidade da Intolerância à Lactose?
Isso está diretamente relacionado à quantidade de enzima lactase que o paciente produz. Quem não produz nenhuma, experimenta a Intolerância à Lactose de forma mais aguda. Esse quadro, embora não costume oferecer risco à vida ou escalar para outras patologias, costuma ser bastante desconfortável.
Qual exame detecta a Intolerância à Lactose?
O exame molecular para identificar a Intolerância à Lactose pesquisa mutações no gene MCM6. Outros exames são o teste oral de tolerância à lactose, o teste de pH fecal e a biópsia intestinal.
Quais alimentos são contraindicados para quem sofre de Intolerância à Lactose?
Leite, seus derivados – queijos, requeijão, iogurte, manteiga, nata... – e também todas as preparações alimentares que contiverem leite, como pães, biscoitos, bolos, molhos, massas, doces, cremes, sorvetes, etc...
Como a Intolerância à Lactose pode ser controlada?
Não há cura definitiva para essa condição. As opções são excluir inteiramente a lactose da dieta, evitando todos os alimentos que contenham leite, ou passar a utilizar enzima lactase de formulação sintética sempre que quiser consumir leite e derivados, o que vai possibilitar a digestão.
Onde fazer exame de Intolerância à Lactose?
Apenas o laboratório de análises clínicas está apto a realizar com segurança o teste oral de tolerância à lactose, o exame de pH fecal e o exame molecular do gene MCM6.